livro

Estórias que o Demo me soprou

Uma seleção de textos escritos por um autointitulado «Pequeno Deus» (e onanista assumido), no cumprimento de uma prescrição médica para ocupar as noites de insónia, onde a perversão, a morte e o narcisismo torturado têm um enfoque mais pessoal.

Nota do autor:
«O Demo garantiu-me que todas as histórias são originais e me foram assopradas em regime de exclusividade. No entanto, exigiu uma condição para a publicação das mesmas que, num momento de insanidade, decidi não respeitar.»

Um livro NÃO para todos

O lado de cá adverte que os relatos «Predador nato» e «Anjos», apesar de curtos, possuem algumas linhas de caráter gráfico cujo teor violento e/ou sexual pode causar desconforto aos leitores menos afoitos.

Além do exposto informamos também que, independentemente do amor ou ódio que o leitor possa vir a sentir pelos protagonistas dos contos apresentados, todos eles morrem: é uma lei universal que todas as coisas vivas tenham o seu fim (não necessariamente nos textos do presente livro, note-se).

Índice

«Neste livro vive-se uma escrita alucinante que tanto nos faz voar como nos conduz através dos labirínticos desígnios da mente humana e nos prende o coração em páginas que, mesmo depois de viradas, não se dissipam no espírito.»

Olinda Morgado

Apresentação

«O primeiro texto da obra, intitulado Lobo das Estepes dá conta da transformação de Pedro em Lobo, Lobo das Estepes, pseudónimo que adoptou, por se identificar com a personagem principal do romance de Hermann Hesse com o mesmo nome. (...)»

Neste texto «(...) encontramos, desde logo, as principais marcas da escrita de Pedro Fontoura: uma linguagem poética e finamente trabalhada, a sua intensidade dramática, a presença do fantástico, as metamorfoses medonhas e a dimensão erótica e sensual perturbadora.

O leitor é completamente apanhado na teia assim que mergulha na leitura deste livro, cujos contos têm a intenção explícita de provocar, de chocar — e de assim não se fazerem esquecer. Ao lermos as páginas destas Estórias do Demo, sentimos, inclusivamente, que estamos a cometer um delito, um capital — mas ao mesmo tempo delicioso — pecado. Ao ler algumas das narrativas mais viscerais e cruas presentes no livro sentimos mesmo não dever estar a gostar tanto do que lemos, como se o simples acto de leitura constituísse um crime. Poucas leituras hoje em dia nos causam tantos sentimentos contraditórios — e essas são, sem dúvida, as melhores. Compreende-se, pois, que este seja um livro NÃO para todos, como adverte o autor no site da Internet dedicado à divulgação da obra. (...)»

Pedro Corga

Download: texto completo da apresentação (PDF, 4pgs A4).

Ficha técnica

Título Estórias que o Demo me soprou
Autor Pedro Fontoura
facebook.com/lobo.das.estepes
Formato A5
Páginas 138
Coleção Histórias do Lado de Lá
facebook.com/historias.do.ladodela
Capa e paginação Pedro Fontoura
Imagem da capa Benedek István
www.sxc.hu/gallery/benedeki
Revisão Nicholas Seabra
Edição Sinapsis Editores
Impressão e acabamento Várzea da Rainha Impressores
www.varzeadarainha.pt
Depósito legal 366 185 / 13
ISBN 978-989-691-194-2

Este livro segue a grafia do Acordo Ortográfico de 1990. Foi paginado usando o sistema de preparação de documentos LaTeX, composto usando carateres Kurier e impresso em papel Coral Book Creme.